Dinotefuran

DINOTEFURANIMAGEM

 

Indicação

O Dinotefuran é um ectoparasiticida indicado para o combate de pulgas em cães e gatos, além do controle da dermatite alérgica por picada de pulgas, tendo também ação endoparasiticida contra o Dipylidium caninum.

É encontrado com o nome comercial “Protetor Pet”, comercializado pela Ourofino, apresentado em flaconetes com diversas concentrações, de acordo com o peso do animal. O medicamento para gatos tem preço médio de R$35, enquanto para cães, de R$35 a 50, dependendo da concentração.

protetor

Mecanismo de ação

O Dinotefuran é um agonista de receptores nicotínicos da acetilcolina. Não sofre ação da acetilcolinesterase, de forma que estabelece uma interação prolongada com o receptor, levando a uma hiperestimulação das terminações nervosas, com consequente paralização e morte do parasita.

Tem uma afinidade maior pelos receptores dos parasitas do que pelos receptores dos animais, o que torna o fármaco seguro para o uso.

mecação

 

Aplicação

A aplicação deve ser feita exclusivamente pela via tópica e diretamente na pele do animal.

Farmacocinética

Após a aplicação tópica, o Dinotefuran permanece na superfície da pele dos animais e não é absorvido. Entretanto, certa quantia pode ser ingerida por meio de lambedura no local e neste caso, será altamente absorvido e rapidamente distribuído e eliminado principalmente pela urina.

Contraindicação e efeitos adversos

O Dinotefuran atravessa a barreira placentária, sendo contraindicado seu uso em fêmeas gestantes pelo risco de interação com os tecidos fetais. É também excretado pelo leite, de forma que fêmeas lactantes também não devem receber administração do fármaco.

Após aplicação, os pelos podem apresentar aspecto oleoso por até 24 horas.

No mais, é um princípio seguro, não provocando reações adversas quando utilizado conforme recomendado.

Outras considerações

Para mais informações, vide bula:

Clique para acessar o e31497488d2d002fe435d787e479dd41.pdf

 

 

Deixe um comentário